7 Dicas para acabar com o hábito de roer as unhas

hábito de roer as unhas

No decorrer da vida nós seres humanos criamos os mais diversos hábitos que prejudicam a nossa aparência e saúde, sendo que um dos mais comuns é roer unhas.

Muitas pessoas dizem que quem rói as unhas é porque tem algum problema de ansiedade, mas na verdade o hábito de roer as unhas pode ser facilmente controlado basta ter força de vontade.

Dicas para acabar com o hábito de roer as unhas

1. Identifique os momentos que despertam esse hábito – Roer as unhas é um sinal de ansiedade e para lidar com esse sentimento sem destruir as unhas o melhor é escrever os momentos em que mais tem vontade de roer as unhas. Em seguida é necessário aprender a lidar com cada momento e se controlar para evitar roê-las. Caso ache que não conseguirá sozinha, procure uma ajuda profissional que pode ser um psicólogo ou psiquiatra.

2. Procure manter as unhas bem cuidadas – Manter as unhas cortadas e lixadas evitando que elas enganchem nos objetos ou nas roupas, evita aquela vontade de roer as unhas. Além disso, manter as unhas bem cuidadas evita o acúmulo de sujeiras e mantém sempre a sua beleza.

3. Faça as unhas uma vez por semana – Manter sempre as unhas feitas é um importante incentivo para as pessoas pararem de roê-las. Procure fazer as unhas uma vez por semana em casa ou com uma manicure.

4. Use esmalte com gosto ruim – Usar esmalte com gosto ruim pode ajudar a parar com o hábito de roer as unhas. Ao levar as unhas até a boca e sentir o gosto amargo do esmalte fará com que a pessoa desista de roê-las. Antes de adquirir esses esmaltes fale com um dermatologista e se previna contra problemas caso coma o produto.

5. Use unhas postiças – Podem ser encontrados dois tipos de unhas postiças, a comprada pronta e a que é moldada sobre as unhas naturais. Nos dois casos o objetivo é criar uma superfície para proteger as unhas naturais e dificultar a vida de quem está acostumado a roer as unhas. Entretanto, é preciso ter cuidado para não usar as unhas postiças em excesso.

6. Tenha outros hábitos – Se a ansiedade é o principal motivo para o hábito de roer as unhas a dica é extravasar esse sentimento com outras atividades. Pratique exercícios físicos, faça as tarefas domésticas ou encontre qualquer outra maneira de relaxar e se cansar e assim evitar roer as unhas.

7. Mastigue chiclete – O chiclete pode ajudar na ansiedade, pois os movimentos repetitivos podem fazer relaxar e assim a pessoa vai diminuir a vontade de roer as unhas.

Portanto se tem o mau hábito de roer unhas, siga as dicas acima e tente acabar com esse vício, pois faz mal para a saúde e para a aparência. Tente fazer algo produtivo e procure se controlar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *